SEM PRECONCEITOS. SEM DIFERENÇAS. SEM GÊNERO.
Muita gente confunde como sendo algo igual, afinal são termos muito difíceis de se definir, necessitam de muita reflexão nos campos de estudo da antropologia, psicologia e sociologia. No entanto, sexo são as características biológicas particulares do sexo feminino e masculino, é a sua genitália, cromossomos e hormônios. Sexo é uma concepção fixa, já o gênero se modifica conforme o tempo e espaço.
A noção de gênero é considerado como a maneira como se vê e se identifica em relação aos papéis sociais de “feminino” e “masculino”, fazendo parte de características sociológicas. O gênero é uma ideação cultural definidora do jeito feminino como mais delicado/peculiar e do masculino mais agressivo/violento, mas que não tem obrigatoriamente fundamento na base do sexo biológico masculino e feminino, onde os mesmos não definem muito, pois temos a inúmeras maneiras e liberdade em ser humano no ponto de vista sexual.
O indivíduo pode nascer com o sexo masculino, mas se identificar com o gênero feminino. Destaca-se que sexo é um assunto e gênero é outro, não podemos dar mais importância para o sexo ou para o gênero e nem desvalorizar e desprezar o sexo biológico.